Victor Von Doom (Doutor Destino)

Victor Von Doom é o que podemos chamar de vilão “cebola” (citando Shrek!). Sim, é o tipo personagem que tem sua personalidade em camadas. Superficialmente, vemos o déspota arrogante, dominador e dono da razão. Abaixo desta primeira camada, temos outra também reconhecida, a invejosa, egoísta e quase maniqueísta.

Quando vemos mais a seu respeito, percebemos que os conceitos de bem/mal, ciência/religião, amor/ódio, têm mais uma camada: a dualista. Esta ambigüidade de personalidade é, na maioria das vezes, a causa de suas derrotas. Apesar de declarado vilão, defende o que é certo dentro de seus conceitos, mesmo que seja em detrimento dos direitos alheios, mas importante: buscando poder e não o enriquecimento.

Inimigo natural do Quarteto Fantástico, principalmente Reed Richards, já confrontou praticamente todos os heróis Marvel, incluindo alguns vilões, uma vez que seus planos sempre são soberanos e não contemplam partilhar a vitória com outro “alguém inferior intelctualmente”. Todos, aliados ou inimigos, são menos providos de intelecto sob sua ótica. Incompreendido? Talvez, porém sua ganância por poder o impede de redenção.

Nome real: Victor Von Doom
Universo: Universo Marvel Clássico (Terra 616)
Identidade: Publicamente conhecida
Ocupação: Monarca da Latvéria
Local de Nascimento: um campo na cidade de Haasesntadt (atual Doomstadt)
Altura: 1,87 m/2,04 m (de armadura)
Peso: 102 Kg/188 Kg (de armadura)
Olhos: Castanhos
Cabelos: Castanhos

Poderes: Conhecedor de artes místicas e de ciências, Von Doom os combina de maneira formidável. Ao mesmo tempo em que pode realizar encantos, ele dispõe de todo o arsenal de sua armadura de alta tecnologia feita de titânio, que lhe confere força super-humana, habilidade de vôo por meio de jatos plantares, permite-lhe acessar computadores, emitir rajadas elétricas e um criar um campo de força, capaz de protegê-lo praticamente de qualquer ataque.

Leitura Recomendada: Dr. Estranho & Dr. Destino. “Triunfo E Tormento”. Graphic Marvel Nº 5. Roger Stern * Michael Mignola * Marc Badger. 1991.

Histórico: Nascido na Latvéria, um pequeno país europeu que faz fronteira com a Hungria, e filho dos ciganos zéfiros Werner e Cynthia Von Doom, o pequeno Victor mal conheceu sua mãe, que se envolvera com Mefisto, tornando-se sua escrava. Antes de morrer, no entanto, ela pediu a Werner que protegesse seu filho do senhor das trevas.

Certo dia, Wladimir, o rei da Latvéria, forçou Werner – que era médico – a curar sua esposa que padecia com câncer, mas já era tarde demais: com a morte de sua esposa, o rei culpou o pai de Victor, mandando matá-lo.

Werner pegou seu filho e decidiu fugir para longe, mas devido a um rigoroso inverno, acabou morrendo, entregando Victor aos cuidados de seu melhor amigo, Boris.

Ao crescer, o jovem Victor encontrou os artefatos místicos de Cynthia e se aprofundou nos estudos da magia, com o fim de libertar a alma de sua mãe. Ao chegar na adolescência, tornou-se também um gênio da ciência, o que lhe conferiu um convite e uma bolsa de estudos na Universidade Empire State, em Nova York, EUA. Nesta época, ele chegou a se apaixonar por Valeria, a neta de Boris, mas decidiu deixá-la para seguir com sua busca por poder, conhecimento e vingança contra aqueles que o feriram no passado.

Ao chegar na faculdade, conheceu Reed Richards, aquele que se tornaria seu maior rival. O jovem Richards tentou fazer amizade e até dividir o quarto do alojamento com Von Doom, mas foi prontamente rejeitado.

Utilizando a tecnologia disponível na universidade, Victor criou uma máquina que o permitiria resgatar a alma de sua mãe, porém, foi alertado por Reed de que havia erros de cálculo. Convencido de sua superioridade intelectual, Victor não deu ouvidos a Reed, ativando a máquina, que explodiu em seu rosto.

Victor saiu vivo do acidente com poucas cicatrizes no rosto, mas devido ao seu orgulho, julgou que sua face estava arruinada. Abandonou então a faculdade, indo até o Tibet, onde foi encontrado por monges que acabaram se tornando seus servos; lá forjou sua primeira armadura, colocando a máscara antes mesmo que ela esfriasse, o que marcou seu rosto para sempre. Segundo ele, a máscara de metal seria seu novo rosto a partir de então.

Von Doom voltou então à Latvéria, prendendo o rei Wladimir e seu filho Rudolfo, e através de uma réplica robótica deste último, foi coroado o novo monarca do país. Usando então seu intelecto e sua tecnologia, transformou a Latvéria em um paraíso, onde não há fome, analfabetismo, doenças ou crimes, tudo sob seu olhar atento e vigilante.

Mesmo com todas essas conquistas, Victor Von Doom ainda não se dá por satisfeito. Ele julga que só será realmente vencedor quando conquistar seus três objetivos: libertar a alma de sua mãe, provar sua superioridade sobre Reed Richards e obter a maior soma de poder no planeta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: